terça-feira, 8 de outubro de 2013

Convite: Audiência Pública sobre o Armamento da Guarda Municipal de Toledo

No próximo dia 10/10 (quinta feira) será realizado no Auditório da Prefeitura de Toledo, uma Audiência Deliberativa sobre o armamento da Guarda Municipal de Toledo.

Esta audiência surge num momento em que visa usar manifestações em outra cidades, numa manobra cabotina do poder público municipal para ir de encontro ao interesse de algumas pessoas de que, segurança armada significa indubitavelmente, segurança para a população. Dezenas de manifestações ocorrendo no País durante o ano e tal audiência vem para criar um embate, confundindo a população de que mais armas significa mais segurança. É impossível não comparar as truculências que vem ocorrendo contra os trabalhadores em São Paulo, no Rio de Janeiro e em tantas outras cidades que investiram pesadamente em armamento (seja letal ou não) e, consequentemente, vemos os resultados, seja ele nas mídias proselitistas e nas mídias sociais, sendo este segundo, havendo mais certeza e veracidade nas informações dadas.

A Guarda Municipal está se expropriando de um dever do Estado e este claro que será a favor de qualquer ordem que venha ao encontro de seus interesses, principalmente no que tange ao desoneramento na folha de pagamento, investimentos ou concursos públicos ou qualquer gasto de ordem que tenha como ponto de partida o erário estadual.

Levamos em consideração a possibilidade dos vícios que tais guardas 'herdam' das policias militares no Brasil todo: os comportamentos em excesso no exercício da função. Claro que não podemos generalizar esta situação, mas somos sabedores que a excessiva carga de horas e pressão por parte da população por segurança gera inconvenientes, que serão depositados em algo ou em alguém. Raiva, ódio e tantas outros problemas de cunho psicológico estão relacionados ao trato com público que quer soluções imediatas. Servidores armados poderão personificar a figura da lei, ocasionando tragédias que não vamos nem elencar neste texto.

Enfim, o Centro Acadêmico de Ciências Sociais, através deste pequeno texto, já posiciona-se CONTRÁRIO ao armamento da Guarda Municipal de Toledo, e novamente, convida para audiência pública que será a partir das 19h30, no local já mencionado no início deste.


Assina:

Jorge Henrique Baptista da Silva

Coordenador Centro Acadêmico de Ciências Sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário