quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Plataforma CACS 2009/2010 - Flores no Asfalto

Plataforma
Flores no Asfalto!
O Centro Acadêmico é o órgão máximo de representação dos estudantes de Ciências Sociais na Unioeste de Toledo. Uma entidade que leva consigo um histórico de lutas, muitos altos e baixos, mas sempre centrada na sua função de interferência na busca pela mudança na realidade dos estudantes e da sociedade.
Para nós, é necessário neste momento de processo eleitoral fazer uma discussão com todos os estudantes, visando construir coletivamente uma proposta que além de reativar o C.A., cumpra sua função de órgão representativo, auxiliar e fiscalizador, a serviço dos acadêmicos. Mas gritar só não basta!
Acreditamos que se faz necessária uma redemocratização das informações da Diretoria para os membros e uma radical mudança na estrutura de funcionamento, calendário de reuniões, discussões temáticas, auxílio no intercâmbio entre a universidade e o estudante, na interação entre os próprios acadêmicos e em tantas outras esferas.
Para além de uma entidade que responda frente à reitoria pelos estudantes do curso e os represente nas reuniões de departamento, colegiado e setor, a Gestão ‘Flores no Asfalto!' propõe um C.A. que questione as estruturas do curso e as condições em que ele se insere e para, junto com os demais estudantes que queiram participar, organizar atividades que ponham isso em pauta e delas encaminhe intervenções.
Para tanto, propomos:
Comunicação
· Construção de um Blog informativo do CACS, que conste datas de reuniões, Editais de Convocação, Atas das reuniões da Diretoria e Assembléias, prestação de contas da gestão, datas importantes na universidade, notícias dos movimentos sociais e outros meios que sejam de interesse do acadêmico.
· Confecção de jornais do CACS, que contenham textos feitos pelos acadêmicos, notícias da Diretoria e assuntos ordinários e/ou extraordinários de interesse dos estudantes.
EVENTO, ESPORTE E CULTURA
· Festas e confraternizações, tanto como meio para angariação de recursos para viagens e eventos, bem como para interação acadêmica.
· Recepção dos calouros juntamente com outros C.A’s e DCE, além de uma atividade exclusiva do CACS juntamente com o 2°ano (2010).
· Manual do Acadêmico como forma de integrar o calouro ao espaço e ao funcionamento da Universidade, deixando-o a par das atividades que venha a ocorrer no campus.
· Organização de divulgação, transporte e inscrição para eventos regionais, estaduais ou nacionais ligados às Ciências Sociais, como ERECS, ENECS, ANPOCS e outros.
· Semana Acadêmica de Ciências Sociais.
· Fóruns de debate que discutam problemáticas da área das Ciências Sociais e dos estudantes.
· Campeonatos esportivos entre os acadêmicos com o objetivo de incentivar a prática esportiva, assim como, proporcionar a interação e o relacionamento entre os estudantes.
· Mostras artísticas como meio de divulgação da arte produzida principalmente pelos próprios acadêmicos, como forma de retratar a importância de tais atividades.
· Mini-Cursos dos clássicos das áreas da Ciências Sociais, conforme demanda.
ASSUNTOS ESTUDANTIS
· Atuação conjunta e intercâmbio com os DCE’s e C.A.’s da Unioeste e outras universidades.
· Luta pela construção do Restaurante Universitário e da Casa do Estudante além de outras bandeiras que se configurem na melhoria da condição do acesso e permanência do estudante na universidade.
· Assembléias de avaliação do andamento do curso.
· Regulamento para representação discente nos órgãos colegiados, como Conselho de Centro e Colegiado de curso.
· Lutas pela garantia da efetivação dos princípios do CACS presente em seu Estatuto.
· Luta pela efetiva vinda do curso de Teatro ao campus de Toledo.
· Luta por uma universidade pública de qualidade e contra os cursos pagos de pós-graduação.
· Discussão sobre a função do ENADE e seus objetivos e influência no espaço acadêmico.
ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO
· Realização de reuniões mensais ordinárias da Diretoria do CACS com datas definidas e publicidade antecipada de 48 horas em caso de reunião extraordinária, ambas com ampla divulgação.
· Assembléias trimestrais de Prestação de Contas da gestão.
· Divulgação sempre que requisitado e conservação do acervo documental do CACS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário