quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Reunião 12/02/2011


ATA 01/2011-CACS
Aos dezesseis de fevereiro de dois mil e onze, na sede do D.C.E.-UNIOESTE/Toledo, reuniram-se os membros da diretoria do Centro Acadêmico de Ciências Sociais, gestão Flores no Asfalto (2009-2010), os membros da chapa da nova diretoria eleita, gestão Desvio Padrão (2010-2011), os representantes discentes do colegiado de Ciências Sociais, bem como demais acadêmicos do curso, às 21 horas para reunião do CA.

A reunião foi pautada pelos seguintes pontos:

1)confraternização dos estudantes de ciências sociais e filosofia;
Foi conversado sobre a necessidade de divulgação da confraternização que ocorrerá na sexta-feira (18/02/2011) juntamente com estudantes de filosofia, a fim de promover maior integração dos estudantes da área de humanas e sociais. Para tanto, foi estipulado pelos presentes que o valor que será solicitado como colaboração de custos não deverá ultrapassar R$5,00 (cinco reais).

2)confecção de bolsas/camisetas para alunos do curso;
Ficou decidido conversar com os acadêmicos do último ano do curso sobre a possibilidade de: ou tal turma confecciona a bolsa (com lucro destinado como apoio à formatura) e a camiseta fica a cargo do CA (com lucro destinado para viagem para o ERECS) – vice-versa, ou qual seria a proposta do último ano sobre a situação de confecção e obtenção de lucro. Provavelmente os presentes Jorge, Conrado e Aline conversarão com a turma.

3)jornal/cartilha aos calouros;
Ficou decidido que será entregue aos calouros 2011 a cartilha sobre estrutura da universidade e movimento estudantil confeccionada em 2010 pela gestão Força Unificante, do Diretório Central dos Estudantes, que haviam sobrado. Também ficou a cargo da acadêmica Aline Vons a organização de um jornal para ser entregue aos ingressantes, onde constem informações mais específicas sobre o curso, como Semana Acadêmica, ERECS, ENECS, professores do curso, Movimento Estudantil, etc.

4)apresentação do CACS aos calouros;
Foi decido fazer uma reunião com a turma do primeiro ano no dia 17/02/2011, durante o início da aula do professor Eric, para apresentação da diretoria do CA, dos membros do colegiado, para entrega da cartilha do calouro, explicação sobre a estrutura do curso, dentre outras informações que seriam repassadas.

5)assembléia geral dos estudantes do curso para posse da nova diretoria;
Foi decidido realizar a Assembléia Geral dos Estudantes de Ciências Sociais no dia 25/02/2011, durante o início da aula, para a)Prestação de contas da diretoria-gestão 2009-2010; b)posse da nova diretoria-gestão 2010-2011; c)eleição de representantes discentes para o colegiado, d)Registro do CA, dentre outros informes.

6)manutenção/substituição dos membros discentes no colegiado;
Foi informado que os acadêmicos Conrado Pereda Minucelli e Franciele Neves não estarão mais na representação discente junto ao colegiado do curso, restando a necessidade de completar as duas vagas que sobram. Tendo a compreensão que dentre os membros que decidiram e tiveram aval para continuar no colegiado, todas as turmas, exceto o primeiro ano, possuem representação ao colegiado, conforme acordo anterior em outras assembléias. Neste sentido, ficou decidido eleger um representante do primeiro ano na assembléia para indicar para compor vaga ao colegiado. A outra vaga será indicada pelo Centro Acadêmico, e será a acadêmica Maiara Barros, do segundo ano.

7)IX Semana Acadêmica de Ciências Sociais;
Foi criada uma comissão estudantil para coordenar a IX Semana Acadêmica de Ciências Sociais, a ser realizada em 2011. Os acadêmicos são: Ana Cláudia, Maiara Barros, Lorenzo Balen, Tony de Souza e Caroline Momente. Tal comissão cuidará de reservar local para realização do evento, que ficou decidido, previamente, de 29 de agosto a 02 de setembro de 2011. Ainda a comissão deverá se organizar e chamar reunião específica para dar início dos trabalhos, contando com o apoio dos acadêmicos Aline, Jorge e Conrado, que participaram da organização da VIII Semana Acadêmica de Ciências Sociais, ocorrida no ano de 2010.

8)Blog do centro acadêmico;
Foi repassado a senha de login do blog, email, orkut e twitter do CACS para os membros da Coordenação de Comunicação da nova gestão da entidade. Espera-se fazer com que o blog do CA seja uma ferramenta de acesso às informações pelos estudantes do curso.

9) Solicitação de Sala e computador para o centro acadêmico;
Foi trazida pelo acadêmico Lorenzo a Lei Estadual nº 14.808, de 27/07/2005, que trata da questão da organização de CA’s e DCE’s nas instituições de ensino superior no Estado do Paraná, de dispõe sobre a obrigatoriedade dos cursos e das direções das universidades em garantir espaço físico para cada entidade, de forma que seja facilitada o acesso dos estudantes às suas respectivas entidades de representação. Ficou decidido que será feito um documento solicitando resposta de ação para a coordenação do curso de ciências sociais e para a direção geral da Unioeste, do campus de Toledo, para darem cumprimento à Lei e atenderem a demanda dos estudantes do curso e do Centro Acadêmico. Paralelamente a isso, será feito uma convocação pública pelo CACS aos outros CA’s da Unioeste de Toledo e ao DCE para discutirem sobre, dado que há informações de que já estaria sendo tratado tal assunto pela diretoria do DCE com a Direção Geral da Unioeste, porém sem repasse de informações quanto a encaminhamentos. E em relação ao computador, foi informado que, em conversa com o coordenador do curso de Ciências Sociais, Paulo Roberto Azevedo, diante da demanda de instalações para o CA, estaria sendo planejada pela universidade um remanejamento de laboratórios e computadores, e que haveria possibilidade de solicitar um para a entidade estudantil para a realização de seus objetivos e fins. Foi decidido fazer uma solicitação via protocolo sobre tal item.

10) PIBID;
Houve a preocupação do Centro Acadêmico colaborar e possivelmente apoiar os estudantes do curso que possuem bolsa no projeto PIBID, coordenado pelo professor Marco Antonio Arantes, dado que no decorrer da semana, segundo relato de vários alunos e de situações presenciadas nos corredores da universidade, que não estaria havendo clareza quanto aos procedimentos internos do programa, e que alunos estariam sendo prejudicados por conta das cobranças imprevistas do professor, segundo seus critérios de avaliação sobre a efetivação de atividades do programa. Pelo que foi exposto, o coordenador do projeto enviou e-mail a cinco acadêmicos solicitando que estes apresentassem seus respectivos históricos escolares, para que o professor avaliasse quem poderia continuar com a bolsa ou não, em caso de acúmulo de disciplinas. Porém, para os estudantes, tal cobrança não foi compreendida bem como os critérios de avaliação do professor, que, segundo os documentos e edital do Projeto PIBID, não haveria tal critério para avaliação em sentido de desligamento do projeto. Em pior caso, há nos corredores a informação que alunos contam que “ouviram falar” que alguns alunos bolsistas haviam sido desligados do projeto. Porém, ao contatar tais alunos, estes não sabiam do ocorrido. Complica-se de tal forma que acadêmicos que estariam classificados como suplentes (que assumiriam em caso de vacância ou possíveis desligamentos), estariam também sabendo que os mesmos já estão com a bolsa garantida. No entanto, segundo relato de estudantes vinculados ao PIBID, nunca houve reunião nem comunicado sobre tais ações. E que na segunda-feira próxima (21/02/2011) haverá a primeira reunião do ano deste projeto. Ficou decidido esperar a reunião para os alunos vinculados ao programa trazerem respostas sobre a real situação, e se realmente está havendo problemas junto ao projeto, para possíveis intervenções da Entidade junto ao professor e, em primeira instância, ao colegiado do curso de ciências sociais.

11)Registro do CA;
Foi levantada a necessidade de registro civil da entidade, dado que facilitaria projetos futuros, bem como dar amparo legal às eventuais impetrações de ações coletivas junto aos órgãos jurídicos, dentro e fora da universidade.

12)Associação de profissionais e estudantes de ciências sociais no oeste do Paraná.
Foi informado do ocorrido com os estudantes e formados em Ciências Sociais, diante da sua busca por trabalho temporário como docente, através de inscrição no PSS-Processo Seletivo Simplificado, da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, e o que vêm ocorrendo no aspecto político em relação à implantação da sociologia nos Colégios Estaduais e também a situação do profissional da área. Os acadêmicos Anderson Hilgert e Jorge Fuentes explicaram do ocorrido e também da organização que vem se levantando através dos formados e estudantes de ciências sociais para a organização de uma espécie de “Associação de defesa dos profissionais e estudantes de Ciências Sociais”, com representação inicial no Oeste do Paraná. Ficou decidido o apoio do Centro Acadêmico de Ciências Sociais na construção de tal associação, compreendendo a necessidade de coesão dos profissionais formados e em formação da área, para forjar um vínculo que a universidade não estabelece com os egressos e também como forma de atuação jurídica em defesa destes.

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